domingo, 8 de fevereiro de 2015

Gerando onda Senoidal com Microcontrolador PIC

Minha versão para o Firmware do RomanBlack

Escrevi minha propria versão para o Firmware Gerador de onda Senoidal (na verdade, qualquer forma de onda...) a partir de um artigo do site do RomanBlack

Esse é o artigo original:

http://www.romanblack.com/onesec/Sine1kHz.htm

Segue minha versão em anexo para quem interessar:



O Hardware é um pouco diferente, ao invés de usar um PIC16F628, eu usei um PIC12F683  com oscilador interno de 8 MHz ( o original usa um cristal de 20 MHz)

Por conta disso, aumentei o capacitor do integrador para 1uF ao invés de 330 nF (ver figura anexo):

Meu programa (Firmware, escrito no Compilador CCS para PIC12F683 mas adaptavel para qualquer outro modelo de microcontrolador PIC que possua pelo menos um PWM por hardware):

Meu Firmware em C

Experimentei o programa do RomanBlack antes.

O dele foi escrito para Compilador MikroC  (versão 8.xx)

O meu foi escrito para compilador CCS  PCWHD  (versão 4.xx )

Modéstia à parte, eu experimentei os dois, e o meu ficou melhor do que o dele: senoide mais pura, menos ripple e menos harmonicos... alem do tamanho do codigo, depois de compilado, ter ficado menor

Nenhum comentário:

Postar um comentário