domingo, 22 de fevereiro de 2015

Fonte para Video-Game Profissional (ARCADE) marca KZV

Em meados dos anos 80 (mais precisamente por volta de 1989) eu era técnico em Eletrônica e fui contratado para dar assistência técnica em um Fliperama (para quem não sabe o que é isso, eram as lojas que mantinham os video-games profissionais, os chamados "Arcades" e os jogos eletrônicos do tipo "Pinball") aqui na minha cidade.
As máquinas Arcade usavam, naquela época, fontes de alimentação do tipo linear (as fontes chaveadas, tão pequenas e tão baratas, produzidas na China, que estão hoje em dia dentro do gabinete de todos os computadores PC do tipo desktop praticamente não existiam, eram raras).
Uma fonte de alimentação muito popular naquela época era a da marca KZV.
Era uma fonte fabricada aqui mesmo, no interior de São Paulo, estabilizada, com um enorme transformador (e muito pesado também) capaz de fornecer as seguintes tensões: 5 volts DC com corrente de 5 amperes, 12 volts DC com corrente de 0,9A, -5V com corrente máxima de 0,4A e -12V DC com corrente de 0,7A.
Deixe aqui o manual de uma destas fontes:
LINK PARA O MANUAL DA FONTE KZV
Aqui o esquema elétrico da fonte KZV modelo 15S.

Notem o uso de um circuito integrado regulador de tensão do tipo LM 723 e dois transístores do tipo 2N3055, que ocupavam um bom dissipador de calor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário