quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Walkie-Talkie marca Pony -1966-Japan

Continuando a série sobre Transceptores antigos, este é muito raro: um walkie-talkie fabricado no ano de 1966 pela KANDA TSUHIN KOGYO CO. LTD. do Japão.
Trata-se do Pony  transceiver Model  CBR-11.
É muito curioso, pois reúne no mesmo aparelho um receptor de rádio OM (Ondas Médias) que pode captar estações de rádios comercias na faixa de 540 kHz  até 1216 kHz (segundo o dial do próprio rádio).
Através de uma chavinha no painel frontal, pode-se comutar a função:  (A)-Rádio AM  ou (B)-transceptor 27MHz.
O receptor é do tipo super-heteródino com 3 bobinas de Frequencia Intermediária (AM) igual a qualquer radinho comum da mesma época.  Usa dois cristais de quartzo, ambos para a frequencia de 27MHz.
Um cristal é para 27.145 MHz e o outro é para   26.690 MHz (uma diferença de 455 kHz entre um cristal e outro) o que me faz crer que um deles crava a frequência do transmissor e o outro a frequencia de recepção na faixa do cidadão.  Ambas são fixas e este walkie-talkie só transmite em um único canal de PX e só recebe neste mesmo canal.
Os transístores (são usados nove deles!  número alto para a época ) são todos de germânio, da linha dos 2SB75, AC127, AC128 e correlatos e a saída de RF do transmissor não usa nenhum transistor de potencia especial. Nem dissipador de calor tem (nenhum dos 9 transistores usa dissipador de calor) o que me faz crer que a potência de RF deve ser muito pequena, algo em torno de 100 miliwatts.

Cometários: aparelho raro, e de muito melhor qualidade quando comparado com os super-regenerativos que comentei aqui.  A seguir, as fotos.






Pena que eu não tenho o esquema eletrônico deste walkie-talkie... se alguém o possui, eu ficaria muito grato se me enviasse.

2 comentários: