terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Um receptor de FM/VHF realmente diferente

Pesquisando na internet, me deparei com o seguinte site:

Receptor FM/VHF superheterodino

e encontrei um projeto de um receptor de FM/VHF (para quem não sabe, a faixa de VHF - Very High Frequency - é amplamente usada em rádios de aviões, polícia e barcos) que o autor diz ser do tipo super-heteródino, mas cujo circuito é no mínimo muito "bizarro". Muito diferente de tudo que eu já vi em termos de esquemas de rádio-receptores.  Vamos ao circuito, cujo desenho foi feito originalmente à mão pelo autor do referido site:
                         Receptor de FM/VHF com circuito "diferente".

Sim, o circuito é relativamente complexo e eu (ainda) não o montei para experimentar. Mas confesso que me deixou muito curioso. Logo na entrada de antena, temos um pré-amplificador de RF usando dois transistores de efeito de campo numa configuração nada usual: aparentemente, o autor usou 2  FETs  (TR1 e TR2) em "cascode".
Pré-Amplificador de RF - estágio de antena, usando dois transístores FET

O oscilador local é composto pelo transistor TR4, um modelo BF244. Temos a seguir um transistor "mixer" (TR3) cuja função é misturar o sinal dos transistores de antena com o sinal produzido pelo oscilador local e produzir a Frequencia Intermediária. Este transístor "mixer" (misturador) é um mos-fet de porta dupla, não tão fácil de se achar no Brasil hoje em dia.
 Aqui já temos uma grande diferença com relação aos receptores convencionais:  a frequencia intermediária (F.I)  aqui é em torno de 150 kHz, ao contrário dos receptores de FM comerciais e convencionais, cuja F.I. é sintonizada em 10,7 MHz.
O abaixamento da F.I. para 150 kHz permite um estágio muito simples de amplificação, sem nenhuma bobina, usando-se apenas filtros RC entre os transístores. Sem bobinas de F.I. para enrolar e ajustar, não precisa !
Finalmente, o demodulador também é nada convencional: os diodos D1 e D2 formam o que o autor do projeto chamou de "Pulse Counting FM detector".
Os dois diodos formam um demodulador de FM também nada convencional.
A idéia parece ser semelhante a do "diode charge-pump AM-FM Demodulators", como indicado pelo colega Luciano Sturaro, PY2BBS, que foi quem me indicou a seguinte literatura a respeito deste tipo de demodulador:
Diode Charge Pump Demodulators
A figura abaixo, também extraída do mesmo site, mostra o diagrama de blocos do citado receptor, também retirado do referido site:
Parece que só mesmo o amplificador de audio é convencional neste Projeto: o autor recomenda um conhecido circuito integrado LM386. Sem novidades.
Enfim, o circuito é muito interessante por propor uma idéia diferente e por suas configurações totalmente não usuais. Vale a pena experimentar, o que eu pretendo fazer quando tiver tempo. E postarei aqui os resultados.
Agora, a bizarrice do autor inglês não pára por ai: existe uma outra versão deste receptor que implementa... dupla conversão ! Para quem não sabe, "dupla conversão" é uma técnica usada para melhorar o desempenho dos receptores super-heteródinos, onde se faz dois canais de F.I. com frequencias intermediárias diferentes entre si. Em receptores convencionais, utiliza-se canas de F.I. de 10,7 MHz e de 455 kHz. Link para o projeto de Receptor de FM de dupla conversão:
Receptor de FM de dupla conversão
Aqui mostro o diagrama de blocos do receptor de FM de dupla conversão:
Receptor de FM "diferente" com dupla conversão

A primeira Frequencia Intermediária é convencional em 10.7 MHz e a seguir existe um segundo canal de F.I. funcionando em 150 KHz, como no projeto anterior.
Enfim, os projetos são muito interessantes e eu recomendo uma leitura atenta em todo o site, principalmente se você gosta de radio-receptores. O e-mail para entrar em contato com o autor dos projetos e do site é:  philip@philsvalveradiosite.co.uk  e ele mora na Inglaterra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário