segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Transmissor PX-FM - Janeiro de 1989

Outro pequeno projeto de minha autoria, foi publicado na Revista Saber Eletrônica n. 194, de Janeiro de 1989. Trata-se de um transmissor capaz de transmitir em FM comercial (88 a 108MHz) e também na Faixa do Cidadão (PX, cuja frequnencia gira em torno de 27MHz).
A capa da Revista n. 194 é a seguinte:
   Capa da Revista Saber Eletrônica n. 194, de Janeiro de 1989

O circuito partia de uma idéia muito simples: usar um unico cristal de 26.965 MHz  (canal 1 da Faixa do cidadão - PX) e através de uma chave multipolar, comutar o circuito para transformá-lo também em um trnamissor de FM comercial, sintonizando no 4 harmônico,  pois  4 x  26.965 = 107,86 MHz. Ou seja, no começo da faixa de PX ( canaleta 1) ou então lá no finalzinho do dial do rádio FM.
Na verdade, este projeto nasceu meio que "por acaso": o oscilador de RF é o mesmo que eu já havia desenvolvido e publicado lá em 1987 na mesma revista (Titulo: Transmissor de FM com cristal e Varicap), só que eu resolvi montar outro transmissor usando agora um cristal de 26.965MHz que eu tinha disponível em minha sucata, ao invés de usar o cristal do artigo original (de 49860 MHz). Foi quando eu percebi que era possivel transmitir simulataneamente em FM comercial e na Faixa PX.
Só havia um problema: na faixa do cidadão, a modulação precisava ser em Amplitude (AM) e na faixa de FM, a modulação deveria ser em frequencia. Então, escolhi o Varicap quando queria transmitir em FM e uma modulação em coletor do transistor 2N3866 quando desejava transmitir em AM.
O esquema do circuito é mostrado abaixo:
Esquema eletrônico do transmissor PX-FM da revista Saber n.194

A modulação no caso do AM chegava através do ponto 2 no esquema acima, e a modulação em FM através do ponto 1. Em AM, a potencia para atingir 100% de modulação era bem maior.
Este transmissor era muito legal e recebi muitas cartas de leitores dizendo ter montado o mesmo com sucesso naquela época.
A seguir, o artigo completo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário