terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Meu primeiro Transmissor de FM potente

Em 1989 meu maior sonho no hobby de eletrônica era montar um transmissor de FM realmente potente.

Então, pesquisando na biblioteca da Poli (USP) eu achei uma coleção encadernada da Revista NUOVA ELETRONICA (italiana), e em um certo número tinha um projeto de Transmissor de FM com PLL e com estágio de saída de até 60 watts. O esquema era esse:


Ai então eu desenhei este lay-out para a placa do estagio de potência (eu aproveitei só o esquema do estágio de potência porque aquele monte de c.i.s  exóticos não se achava fácil no Brasil naquela época).

Estágio de Potencia:
(ainda falta o terceiro transistor que eu tirei de um outro artigo da mesma NUOVA ELETRONICA)

Observem o lay-out desenhado a mão em folha de caderno, com as caracteristicas das bobinas anotadas logo abaixo


Naquela época eu não tinha computador (só tinha um TK2000) e não tinha impressora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário