sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

E para quem quiser ver a minha versão deste Transmettiore FM, seguem as 2 fotos em anexo.

Eu modifiquei um pouco o circuito original da Revista italiana, montando um oscilador com cristal de quartzo de 49.860 MHz em torno de um BF494.

Acrescentei mais um estágio "driver" com 2N2222 e só depois a etapa de saída com 2N 3866 conforme vocês podem ver na foto.

1 watt de RF garantido (na verdade, cheguei a medir 2,3 watts na saida deste Tx ai, com uma antena muito bem casada (com acoplador de R.O.E.  1:1) e alimentação de 25 volts dc... mas o 2N 3866 fritava e eu não insisti muito.

Com 12 volts de alimentação (bateria de moto) a potência de saída deste transmissor era de 1,2 watts de RF

Da antena sobrou apenas a base:  um cilindro de acrilico que eu mesmo fiz.

Esse cilindro de acrilico eu mesmo torneie quando fazia curso de torneiro-mecânico no SENAI (sim, eu fiz isso também... rsrsr... só não  fui Presidente da Republica).



Neste cilindro eu montei uma antena plano-terra:  havia 4 tubos de aluminio (daquelas antenas "pés-de-galinha" ) na horizontal e mais uma unica haste também feita com tubo de aluminio de antena pe-de-galinha na vertical (irradiante). Tudo cortado na medida para transmitir em 3 metros (FM comercial)

Esse Tx com esta antena chegou a mais de 10 km de distância aqui em 1991...

Vejam a foto da base da antena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário