sábado, 10 de janeiro de 2015

Walkie-talkie Super-regenerativo de 1992

Mais uma vez, ainda no distante ano de 1992, a Editora Fittipaldi lançou um livrinho (no bom sentido, porque era pequeno no tamanho, mas grande em conteúdo) que foi vendido em bancas de jornais, muito interessante e de boa qualidade técnica, de autoria do mesmo T. Hara, colaborador frequente das revistas Rádio e Eletrônica e Eléctron, da mesma Editora. Este livrinho, chamado "Transmissores de Radiofrequencia, vol. 1", que eu considero um dos melhores que eu já vi editados no Brasil (pelo conteúdo, não pelo formato ou pela edição...) por trazer 7 projetos de cunho prático de interessantes transmissores, trouxe entre eles mais um pequeno projeto de walkie-talkie super-regenerativo. Nesse projeto, o autor abriu mão de  transformador de saída de áudio... o que me faz pensar que o consumo de pilhas (ou bateria) tenha ficado substancialmente maior, porque um transformador de saída de alta-impedância reduz o consumo do estágio de áudio.
A capa do livro citado é mostrada abaixo:
Capa do Livro de T. Hara, lançado nas bancas de jornais no ano de 1992

Na capa do Livro está escrito "FINALMENTE: segredos de 20 anos de experiencia profissional em RF são revelados".  Pelo conteúdo dos projetos, acredito nisso. Este autor tinha muita familiariedade com circuitos de radiofrequencia.  Dos 5 protótipos mostrados na capa, o walkie-talkie é o que está mais abaixo, circundado em amarelo (o círculo amarelo fui eu que fiz, não faz parte da capa original do livro).
O Esquema proposto para este walkie-talkie é mostrado a seguir:
Esquema do walkie-talkie publicado no livro acima -autor: T. Hara, Editora Fittipaldi

Enfim, é mais do mesmo, outro super-regenerativo, mas é interessante por usar apenas 3 transístores e abolir o uso de transformadores. Eu não montei este circuito e nunca o ouvi funcionando, mas sou curioso para saber como ficou o áudio sem o uso de transformador. Para quem quiser mais informações sobre este projeto de walkie-talkie, deixei aqui neste LINK:
                                                        Walkie-Talkie da revista acima


Um comentário:

  1. Olá, vc tem essa revista completa? Achei uma para download, mas estão faltando páginas.
    Obrigado.

    ResponderExcluir