Este foi publicado como um artigo de 5 páginas na Revista n. 47, cuja capa reproduzo abaixo:
O Walkie-Talkie era o artigo de capa desta revista e no texto eles mencionam que este era um dos kits mais simples já lançados por esta revista. Aliás, esta revista era muito famosa nas década de 70 e 80 justamente pela qualidade de seus kits. Foi nela que um famoso frequencimentro (o modelo NE3052) foi publicado e também foi a revista que lançou no Brasil o primeiro kit de microcomputador pessoal (o Nestor, baseado no microprocessador Z80). A qualidade gráfica da revista, entretanto, na minha opinião, era inferior à da Revista Saber Eletrônica. A qualidade dos projetos e dos kits, indiscutivelmente, era excelente.
Sobre este kit de walkie talkie da Revista n.47 especificamente, tenho a dizer que era mais um circuito super-regenerativo baseado em apenas 3 transístores de silicio. Usava na saída de áudio os famosos transformadores miniatura para aumentar o ganho de potência do amplificador´, prática muito comum na época (final da década de 70) e herança dos projetos à válvulas que exigiam sempre o uso de um transformador de saída de áudio.
Abaixo, reproduzo o esquema original deste walkie-talkie, para quem quiser montar hoje em dia:
Esquema eletrônico do walkie talkie da Revista Nova Eletrônica
Aliás, o detector super-regenerativo, exaustivamente usado nestes projetos de walkie-talkie simples, já foi alvo de um artigo de minha autoria, que o leitor pode encontrar neste link aqui:
Enfim, pouca novidade tem em relação aos demais circuitos de walkie-talkie super-regenetarivos. Destaque para a utilização de um cristal de quartzo para estabilizar a frequencia do oscilador de RF no modo de transmissão, cristal este originalmente recomendado pela revista para frequência igual a 27.035 MHz, canal 9 da faixa do cidadão (os famosos "PX").
Aqui o artigo completo da revista para quem quiser montar. Detalhes sobre a construção da bobina não são fornecidos, numa tentativa d vender mais kits, talvez...
LINK DO ARTIGO DA REVISTA N. 47:
Nenhum comentário:
Postar um comentário